É sempre assim: a estação muda, a temperatura cai e a gente logo sente as consequências na pele. Um dos contratempos mais chatinhos e incômodos do inverno são os lábios rachados e ressecados, não é verdade?
Especialmente agora, no outono-inverno, podemos atribuir a “culpa”do ressecamento labial às baixas temperaturas e pouca umidade do ar. Isso acontece porque os lábios são cobertos por uma mucosa que não possui glândulas sebáceas, ao contrário de outras partes da pele, como o rosto. A falta de uma camada protetora de gordura somada à espessura fina dessa mucosa deixam os lábios ainda mais sensíveis aos agentes externos, como o frio e o vento, típicos das estações mais frias.
Além disso, outros fatores contribuem para os lábios ressecarem nestas estações, como a obstrução nasal que nos obriga a respirar pela boca, deixando os lábios constantemente secos; e o hábito de passar a língua pela boca em busca de um alívio, uma vez que a saliva possui um pH ácido e pode agredir a mucosa da boca, que, como já foi dito, é muito sensível.
Para não correr o risco de ter descamação dos lábios toda vez que o inverno se aproximar, a primeira coisa a se fazer é aumentar a ingestão de água no dia a dia. Além disso, abuse dos hidratantes labiais. Tenha sempre à mão os famosos “lip balms”, que são bem práticos, para reforçar a camada de proteção durante o dia. Vale ressaltar que a indicação do bálsamo labial – mais ou menos cremoso — varia de acordo com o estado de cada lábio e esse diagnóstico deve ser feito por um dermatologista.
Quem usa batom regularmente deve escolher aqueles que têm propriedades hidratantes. Se você é daquelas não abre mão dos de longa duração, aplique o hidratante labial por cima dele algumas vezes ao dia, pois alguns não conseguem hidratar os lábios por conta da fixação, e acabam deixando-os ressecados.
Eu diria que os principais vilões dos lábios são:
Em consultório! Para ter lábios lindos e hidratados durante todas as estações do ano você também pode apostar no Skinbooster – hidratação injetável. Uma técnica de preenchimento que utiliza ácido hialurônico com o objetivo de hidratar profundamente a pele. Assim, quando aplicado nos lábios, além de atenuar rugas finas e as linhas aparentes – típicas nos lábios ressecados – acaba funcionando como um reservatório de água que vai hidratando e devolvendo o aspecto natural da pele. O resultado é o “efeito gloss”, que deixa os lábios com um aspecto de mais saúde e beleza. Vale destacar que eles não são volumizados com o procedimento, apenas hidratados.
A aplicação rápida, realizada com uma agulha fina após anestesia local e a paciente pode retomar suas atividades logo em seguida. Algumas pacientes sentem os lábios levemente doloridos e inchados no dia do procedimento e, em alguns casos, pode se formar um pequeno hematoma que se resolve espontaneamente em 5 a 7 dias.
Assim como em todo procedimento estético, é imprescindível que a hidratação injetável seja realizada por um médico dermatologista de confiança, após analisar o seu caso e se certificar que é o tratamento mais indicado para você.