Os poros dilatados são os inimigos número 1 da beleza da pele. O problema acontece principalmente em quem tem a pele oleosa ou quem já apresenta sinais de envelhecimento cutâneo. Apesar de não apresentarem riscos à saúde, o aspecto dos poros abertos pode causar grande incômodo estético e, por isso, esta é uma das queixas frequentes de homens e mulheres em consultório. Os poros se dilatam devido ao aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas e ao acúmulo de resíduos na superfície da pele – como poluição e maquiagem.
Afinal, apenas as peles oleosas e acneicas possuem os poros dilatados?
Não. Engana-se quem pensa que este é um problema só de quem tem a pele oleosa. Apesar de ser mais comum nestas pessoas, os poros dilatados também podem ser causados pelo processo natural de envelhecimento cutâneo e a perda de firmeza, se manifestando em diversas idades e em diferentes tipos de pele.
Prevenção é fundamental
O primeiro passo para manter a textura da pele bonita e sem a abertura dos poros é a prevenção e a manutenção de uma rotina de cuidados em casa:
Tratamentos dermatológicos
Para quem já possui os poros dilatados, o mais indicado é consultar um dermatologista, a fim de esclarecer quais são os melhores tratamentos em cada caso. De forma geral, o uso de ácidos tópicos, como os alfa-hidroxiácidos, o ácido glicólico e os derivados do ácido retinóico, são boas opções. Além disso, alguns procedimentos têm excelente resultado para o tratamento dos poros, como: