As pele oleosas apresentam algumas características particulares, como a superfície mais espessa, a presença de poros dilatados, brilho excessivo e, em alguns casos, o surgimento de cravos e espinhas.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a pele oleosa nem sempre é decorrente apenas do fator genético, ela pode ser uma característica causada por fatores hormonais, pela exposição excessiva e cumulativa aos raios solares, pelo descuido com a limpeza da pele no dia a dia, pelo estresse oxidativo e pela má alimentação, com uma dieta rica em alimentos gordurosos que contribuem para o aumento da produção de sebo da pele.
Quais são os cuidados básicos com esse tipo de pele?
Para controlar a oleosidade excessiva, é fundamental manter uma rotina de cuidados diários:
A Limpeza
Limpar bem a pele, higienizando o rosto uma a duas vezes ao dia, com produtos adstringentes específicos é fundamental. É importante ressaltar que não se deve lavar o rosto mais do que duas vezes por dia, já que a remoção excessiva da oleosidade da pele pode causar um efeito rebote.
Tratamentos
Alguns tratamentos podem ajudar a controlar a oleosidade em excesso, como o uso de substâncias tópicas à base de ácidos e ativos que combatem o sebo e renovam as camadas da pele. Além disso, peelings químicos e a Limpeza de Pele profissional são altamente indicados para quem tem a pele oleosa.
Proteção
É importante não se esquecer de proteger a pele contra os raios UV do sol. Para as peles oleosas, o mais indicado são os produtos em gel ou toque seco, livres de óleo na formulação, que ajudam no controle da oleosidade e disfarçam a aparência dos poros.
Afinal, pele oleosa também precisa de hidratante?
Muitas pessoas acreditam que, por terem a pele muito oleosa, não precisam utilizar hidratantes faciais. Apesar de possuir mais brilho, a pele oleosa é extremamente sensível e também precisa de proteção hídrica. A hidratação é importante para melhorar a textura cutânea e auxiliar na formação de barreiras contra agentes externos, que podem prejudicar a saúde da pele.
Por isso, de maneira geral, a pele oleosa também tem indicação para usar hidratantes faciais, desde que estes sejam leves e não gordurosos, específicos para este tipo de pele e contenham ativos que ajudam a controlar o sebo em excesso.
A conversa com um dermatologista é fundamental para esclarecer qual a melhor opção de hidratante no seu caso.