Blog

Pele bronzeada, sem descuidar da saúde? É possível! Deixe o sol de lado e aposte nos autobronzeadores

Categoria:

Todos sabem que a exposição ao sol – em excesso – pode fazer mal à pele. No entanto, mesmo conhecendo os danos que os raios UV podem provocar, no verão muitas pessoas insistem em se expor ao sol em busca do bronzeado perfeito.

Mas você sabia que é possível conquistar o tom dourado da pele, sem precisar se descuidar da saúde? Vou te dizer como, acompanhe o conteúdo abaixo:

O que é o Fotoenvelhecimento?

O fotoenvelhecimento é o processo de envelhecimento da pele provocado pela ação dos raios solares UVA e UVB. A exposição cumulativa ao sol, de forma inadequada e sem proteção, é responsável por acelerar a  perda de firmeza e viço da pele, contribuindo ativamente para o surgimento de rugas, manchas, poros dilatados e outros sinais. Além de provocar diversas alterações estéticas na pele, a exposição aos raios UV do sol também é responsável por aumentar, consideravelmente, o risco de desenvolver cânceres de pele. Por isso, para manter a pele jovem e saudável, é fundamental protegê-la contra o sol, evitando horários de pico e utilizando corretamente o filtro solar no dia a dia.


Como proteger a pele do sol no verão?

A dica número 1 é se proteger contra os raios UV! Não é legal se expor ao sol, nem por pouco tempo. Por isso, além de utilizar o filtro solar diariamente, é importante apostar em utensílios que ajudam a fazer uma barreira contra o sol, como chapéus e roupas específicas. Algumas dicas interessantes para escolher o protetor solar ideal são:

-> É preciso saber analisar as características do seu tipo de pele e optar pelas texturas mais convenientes. Quem tem pele seca e sensível, por exemplo, pode apostar nos produtos em mousse ou em creme, enquanto os pacientes com peles oleosas e acneicas devem dar preferência aos filtros em gel ou sérum, livres de óleo.

-> O produto deve ter amplo espectro, com bloqueio aos raios UVA e UVB;
-> O fator de proteção solar (FPS) deve ser igual ou maior que 30;
-> O filtro deve sempre ser resistente à água;
-> Por fim, é válido apostar nos filtros com cor, especialmente para quem tem tendência ao surgimento de manchas, já que esses tipos de protetor funcionam como uma barreira extra na pele.

 

Por que você N-U-N-C-A deve usar câmaras de bronzeamento artificial

Até há pouco tempo atrás, muitas pessoas apostavam nas câmaras de bronzeamento como opção para atingir a cor dourada na pele, sem se expor ao sol. Entretanto, essas máquinas são ainda mais perigosas para a pele! A Anvisa proibiu desde 2009 o uso das câmaras de bronzeamento artificial, após pesquisas de várias instituições afirmarem que estes equipamentos podem propiciar um risco 75% maior para o desenvolvimento do câncer de pele. E o pior: os estudos da OMS afirmam que a exposição às lâmpadas UVA aumenta o risco do desenvolvimento do câncer tipo melanoma, que é considerado o mais grave entre os cânceres de pele.

 

Autobronzeadores – Verdadeiros aliados da beleza (e da saúde) no verão

Se você é daquelas que não dispensa uma cor dourada no verão, mas quer manter a beleza e a saúde da pele, a minha dica é: aposte nos autobronzeadores . Este produto é muito seguro e consegue pigmentar a pele por meio de uma reação química entre a substância dihidroxiacetona (DHA) e alguns aminoácidos presentes na camada cutânea. O resultado é um bronze lindo e o melhor: sem precisar se descuidar da saúde e da beleza. Na dúvida, converse com o seu #dermatologista sobre o assunto!

Comentários


Dra. Letícia Dalla Costa Kusano

CRMPR - 27.095

Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

baixe o ebook gratuitamente

Ebook

O poder dos Peelings Faciais

baixar
Agendar Consulta
Agendar Consulta
Agende sua consulta.