Blog

Mito ou Verdade: a Toxina Botulínica pode deixar o rosto sem expressão?

Categoria:

A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, é um dos procedimentos estéticos não cirúrgicos mais realizados no Brasil e no mundo. São muitos os benefícios que a substância oferece para o rejuvenescimento facial, mas, como todo procedimento estético,  ainda existem muitas dúvidas e mitos acerca deste tratamento.

Uma das principais dúvidas dos pacientes em consultório é se a aplicação da Toxina pode deixar o rosto sem expressão. Neste sentido, é importante ressaltar que, quando feito de forma correta, por um médico capacitado e com bom senso estético, o procedimento rende resultados extremamente naturais. Isso porque o objetivo do “Botox” não é paralisar completamente os músculos – como se fazia há alguns anos  – , mas sim relaxar moderadamente a atividade muscular, responsável pela formação das rugas de expressão.

Portanto, a expressão facial só será prejudicada se o procedimento não for realizado de forma correta, com a aplicação da Toxina em excesso ou em áreas inadequadas.


Outros mitos sobre a toxina botulínica:

“O efeito é permanente” Mito! Essa é outra crença comum. A toxina botulínica não é uma solução definitiva para as rugas e marcas de expressão, já que o seu efeito é temporário. Normalmente, a sua reaplicação se faz necessária de quatro a seis meses – dependendo de cada paciente e dos locais de aplicação.

“É indicado somente para mulheres” Não! A procura pelo “Botox” por parte das mulheres costuma ser maior, mas isso não quer dizer que os homens não possam ou não queiram realizar o procedimento. No público masculino, a Toxina é importante para  tratar o surgimento precoce das rugas na fronte e na glabela, além de ajudar a controlar o suor excessivo (Hiperidose), por exemplo.

“Dá volume aos lábios”. Mito! A toxina botulínica não tem como objetivo dar volume, nem preencher. Por isso, ela não deve ser utilizada diretamente nos lábios. O que se pode fazer, para beneficiar essa área da face, é injetar pequenas quantidades do Botox na região perioral, a fim de minimizar as rugas que se formam devido à mimica da boca. quando aplicada nos lábios não dá mais volume a ele. Quem deseja realçar os lábios, deixando-os mais volumosos, deve apostar no preenchimento com ácido hialurônico.

“Só funciona para rugas e marcas de expressão”. Mito! Ao contrário do que muitos pensam, a toxina botulínica não é indicada somente para fins estéticos. Ela também pode ser realizada para bloquear as glândulas sudoríparas amenizando problemas com transpiração excessiva em axilas, palma das mãos e planta dos pés, para tratar bruxismo e, em alguns casos, até para reduzir crises de enxaqueca.

“Uso da toxina botulínica vicia.” Assim como outros injetáveis da área da estética, a toxina botulínica não possui aditivos que causam dependência fisiológica. Trata-se de  uma substância devidamente testada e certificada pelos órgãos de fiscalização do país, que libera o uso em pacientes para tratamentos estéticos, terapêuticos e de saúde.

 

Existe segredo para resultados satisfatórios?

Para resultados satisfatórios, é muito importante consultar um especialista e esclarecer todas as dúvidas sobre o procedimento. Explique suas intenções com o tratamento e entenda quais são as orientações que ele irá fornecer. Além disso, garanta que o local seja confiável e que o profissional esteja capacitado para realizar o procedimento corretamente e com segurança.

Como vimos, a aplicação da toxina botulínica é cercada de mitos, mas uma coisa é certa: quando bem executado, o procedimento é seguro, rápido, praticamente indolor e promove muitos benefícios estéticos e psicológicos para os pacientes.

 

Comentários


Dra. Letícia Dalla Costa Kusano

CRMPR - 27.095

Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

baixe o ebook gratuitamente

Ebook

O poder dos Peelings Faciais

baixar
Agendar Consulta
Agendar Consulta
Agende sua consulta.