Atualmente, com as inúmeras opções de filtros solares disponíveis no mercado, não há mais desculpas para não proteger a pele.
Os fatores que devem ser analisados ao escolher o seu protetor:
Em primeiro lugar, ao escolher o filtro ideal é importante verificar o Fator de Proteção Solar (FPS) e a proteção em relação aos raios UVA (PPD). O FPS mínimo no corpo e rosto é 30 e o valor do PPD, que mede a proteção UVA, deve ser, sempre, pelo menos metade do valor do FPS.
Outro ponto importante é escolher o “veículo” mais adequado do produto. Existem protetores em gel, creme, loção, spray, pó, entre outros. Pessoas com pele oleosa ou com tendência à acne devem optar por produtos livres de óleo ou gel com toque seco. Quem pratica muita atividade física ao ar livre deve evitar os géis, que saem facilmente e optar por produtos mais espessos e à prova d´água.
Com ou sem cor?
Essa é uma das principais dúvidas que escuto dos pacientes em consultório… afinal, qual é o melhor: o protetor solar com cor ou o tradicional?
Depende do seu gosto e do seu estilo de vida! No entanto, é preciso dizer que, apesar de ambos cumprirem bem a tarefa de proteger a pele contra os raios do sol, o protetor solar com cor é mais versátil, permitindo esconder pequenas irregularidades cutâneas. Além disso, este tipo de filtro solar proporciona dupla proteção (química e física) ao tecido cutâneo, sendo muito indicado para peles com tendência à manchas e ao #melasma .
A novidade da vez: Anthelios Color Dose
Quem já encontrou o seu protetor ideal e não quer deixá-lo de lado, mas deseja experimentar um filtro com cor, pode apostar em uma das novidades lançadas recentemente pela La Roche-Posay, o Anthelios Color Dose , pigmentos que devem ser adicionados ao seu protetor tradicional, a fim de personalizar a cor do filtro solar e adaptá-la ao seu tom exato de pele. O produto uniformiza as imperfeições da face e reforça a proteção física contra os raios UV, sem alterar o FPS ou a textura do seu protetor convencional. Muito interessante, não é?
Na dúvida, o mais indicado é sempre consultar um dermatologista para esclarecer quais são as melhores opções de produtos no seu caso.