Além de ser fundamental para evitar o câncer de pele, o uso correto do filtro solar é um importante aliado da pele contra o processo de envelhecimento, prevenindo o surgimento de manchas, rugas, flacidez e outras irregularidades.
Apesar da maioria das pessoas entenderem a necessidade do uso correto do protetor solar, é comum que ainda hajam algumas dúvidas sobre o assunto, como: qual o filtro solar ideal? É importante reaplicá-lo? O que deve ser levado em consideração na hora da compra? Esclarecerei todas essas dúvidas a seguir.
Primeiramente, é fundamental entender o que é a radiação UVA e UVB. Os raios UVA penetram profundamente na pele e são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce. São raios presentes durante todas as estações do ano de forma intensa. Além de serem provenientes do sol, raios UVA também estão presentes nas câmaras de bronzeamento artificial, por isso este procedimento é contra-indicado para todas as pessoas!
Já a radiação UVB é parcialmente absorvida pela atmosfera terrestre e sua absorção pela pele ocorre principalmente durante o verão, época de maior incidência solar. Esses raios são responsáveis pelas queimaduras do sol.
O FPS, Fator de Proteção Solar indica o grau de proteção contra os raios UVB e o tempo que você pode ficar exposto ao sol antes de começar a se queimar. Exemplo: se uma pessoa que costuma ficar vermelha após de dez minutos de exposição, utilizando FPS 15 irá se queimar após 150 minutos. Assim, quanto mais clara a pele e quanto maior a intensidade da radiação solar, menor é esse tempo.
Outro ponto importante para entender antes de escolher o filtro solar ideal é o seu fototipo de pele. A cor da pele depende da quantidade de melanina presente em nosso organismo. Foi pensando neste pigmento hereditário, responsável por dar pigmentação à pele, que Fitzpatrick propôs, na Escola de Medicina de Harvard, uma classificação na qual determinou 6 fototipos diferentes:
Fototipo 1 -> Pele clara, olhos azuis, sardentos. Essas pessoas sempre se queimam e nunca se bronzeiam.
Fototipo 2 -> Pele clara, olhos azuis, verdes ou castanhos claros, cabelos louros ou ruivos. Este tipo de pele sempre se queima e, às vezes, se bronzeia.
Fototipo 3 -> A média das pessoas brancas. Queimam-se moderadamente, bronzeiam-se gradual e uniformemente.
Fototipo 4 -> Pele clara ou morena clara, cabelos castanhos escuros e olhos escuros. Essas pessoas se queimam muito pouco e ficam bastante bronzeadas.
Fototipo 5 -> Pessoas morenas. Raramente se queimam, bronzeiam-se muito.
Fototipo 6 -> Pessoas negras. Nunca se queimam, pois são profundamente pigmentados.
Por fim, é importante espalhar bem o filtro solar no corpo e no rosto, sem se esquecer de regiões como as orelhas, mãos, pés e pescoço. Além disso, como o suor e as atividades diárias podem remover o filtro ou a própria pele absorvê-los, o ideal é reaplicar a cada três horas.