Certamente, você já ouviu falar em água termal e água micelar. Talvez já tenha até incluído esses dermocosméticos na sua rotina de cuidados com a pele. Mas você sabe qual a diferença entre essas “águas da beleza”?
A similaridade nos nomes dos produtos leva muitas das minhas pacientes a acharem que água micelar e água termal são a mesma coisa, o que é um equívoco.
A água micelar é um produto composto de micelas, moléculas orgânicas que higienizam a pele de maneira suave. Em outras palavras, a água micelar promove uma limpeza da pele, removendo a oleosidade excessiva, impurezas e resíduos, além de equilibrar o pH da face.
Seu grande diferencial é limpar muito bem a pele sem irritá-la ou agredi-la. Por isso também é usada como demaquilante. Como suas fórmulas são isentas de álcool ou agentes químicos é um produto excelente para quem possui pele muito sensível.
Já a água termal é extraída de fontes subterrâneas e rochosas, naturalmente enriquecida de minerais, como magnésio, manganês e zinco. É uma água bem diferente da que utilizamos no dia a dia para lavar o rosto e corpo, pois contém uma quantidade maior de sais minerais e um pH neutro e alcalino.
Parte dos ativos das águas termais (minerais em altas concentrações) tem efeito calmante – e, às vezes, até cicatrizante e anti-inflamatório, por isso este produto é bastante indicado em pós-operatórios, após longa exposição ao sol ou depois de tratamentos dermatológicos como os lasers. Mas a água termal também pode (é deve!) ser utilizada no dia a dia, a fim de nutrir, hidratar e proteger a pele contra os agentes externos e a poluição do dia a dia.
A verdade é que uma não substitui a outra. A água micelar e a água termal se complementam, e o uso conjunto ajuda a potencializar os seus efeitos. Minha dica é apostar na água micelar para higienização da pele – limpar o rosto, retirar resíduos de maquiagem e também como tônico facial. E não abrir mão da água termal na etapa de hidratação, para evitar que a pele fique ressecada e perca o viço.
Vale ressaltar que ambos os produtos são benéficos e podem ser utilizados em qualquer tipo de pele, tanto no verão como no outono-inverno. O resultado é uma pele visivelmente saudável e bem cuidada.
Converse com seu dermatologista sobre o assunto!