Blog

5 inimigos da pele saudável

Categoria:

Você não precisa ser a pessoa mais antenada em assuntos de beleza para saber que ter uma pele saudável envolve uma série de cuidados de skin care, como manter uma rotina de limpeza e hidratação, usar somente produtos adequados ao seu tipo de pele, não abusar das maquiagens no dia a dia para que não haja obstrução dos poros e aplicar o filtro solar indicado pelo dermatologista diariamente, faça chuva ou faça sol. Certo?

O que você talvez não saiba é que existem outros fatores que prejudicam a saúde cutânea. E que, a longo prazo, a ação negativa de cada um deles pode comprometer a saúde e a aparência da pele, causando problemas como manchas, acne e até mesmo o temido envelhecimento precoce. Não tem ideia de quais inimigos são esses? Eu vou te contar para que os evite já:

 

 

A nossa pele acaba absorvendo a poeira e outras substâncias prejudiciais que ficam em um ar poluído. Com o tempo, isso faz com que a pele envelheça mais rápido, perca seu brilho natural e até aumente a oleosidade por conta do desequilíbrio do pH. Para amenizar os danos da poluição na pele é preciso fazer a correta limpeza todos os dias – de manhã e à noite. Uma boa dica é usar água micelar, que limpa profundamente sem ressecar a pele.

 

 

 

Está comprovado que as toxinas do cigarro prejudicam a oxigenação cutânea e aceleram o envelhecimento da pele. Alguns trabalhos americanos mostram que, a cada dez anos de uso de cigarros correspondem a dois anos e meio a mais de envelhecimento. Esse envelhecimento precoce está associado à vasoconstrição, ou seja, a diminuição do fluxo sanguíneo na pele, resultando em uma entrega menor de nutrientes e de oxigênio.

 

 

 

A pele vítima de glicação – processo químico em que as moléculas de glicose (açúcar) se unem com as proteínas da pele (colágeno e elastina),  provocando danos semelhantes aos radicais livres, como a perda de elasticidade cutânea e o envelhecimento precoce – tem claros sinais de envelhecimento: rugas, linhas de expressão, flacidez, manchas, aparência espessa, sem viço e luminosidade.

 

 

O estresse é responsável pela liberação de neurotransmissores que ativam a produção dos radicais livres, substâncias danosas para a pele e os cabelos. Assim, além de prejudicar a beleza, ficar constantemente estressado pode agravar doenças cutâneas, como a dermatite atópica, o vitiligo, alopecia e  psoríase .

 

 

O descanso inadequado desregula os nossos hormônios, sendo que, alguns deles, são fundamentais para auxiliar na recuperação da pele. A melatonina, por exemplo, é produzida à noite e tem ação anti radical livre – ou seja, previne o envelhecimento. Portanto, não é exagero quando dizem que uma boa noite de sono faz toda a diferença para a cútis!

 

Envelhecimento intrínseco e extrínseco da pele

Já vimos que os “inimigos da pele saudável” estão por toda parte. Os cinco apresentados acima estão no grupo do envelhecimento extrínseco, provocado por fatores externos e ambientais que interagem com a pele, como a exposição ao sol e o estilo de vida.

Já o envelhecimento intrínseco – ou cronológico – corresponde ao desgaste natural das células do corpo decorrentes da passagem dos anos, provocando diminuição na capacidade de renovação celular e redução na produção das fibras de colágeno e elastina, conferindo aspecto flácido e sem firmeza à pele.

Sendo assim, a melhor maneira de manter a sua pele sempre bonita, jovem e saudável é, além de tratar o envelhecimento intrínseco, prevenir o envelhecimento extrínseco, por meio de mudanças de hábitos e de cuidados especiais em casa. Converse com o seu dermatologista sobre o assunto!

Comentários


Dra. Letícia Dalla Costa Kusano

CRMPR - 27.095

Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

baixe o ebook gratuitamente

Ebook

O poder dos Peelings Faciais

baixar
Agendar Consulta
Agendar Consulta
Agende sua consulta.